quinta-feira, 1 de julho de 2010

Sonhos

sonho
so.nho
sm (lat somniu) 1 Representação em nossa mente de alguma coisa ou fato, enquanto dormimos. 2 Coisa imaginada, mas sem existência real no mundo dos sentidos. 3 Coisa ou pessoa vista ou imaginada durante o sono. 4 Imaginação sem fundamento, seqüência de idéias vãs e incoerentes, às quais o espírito se entrega; devaneio, fantasia, ilusão, utopia. 5 Ficções comparáveis a um sonho e a que muitas pessoas se entregam mesmo acordadas. 6 Coisa vã, fútil, transitória, sem consistência, sem alcance, sem duração. 7 Coisa vaporosa e inconsistente; visão. 8 Recordação de coisa efêmera e que pouca impressão deixou na alma. 9 Idéia com a qual nos orgulhamos; idéia que alimentamos; pensamento dominante que seguimos com interesse ou paixão. 10 Pequeno bolo esférico, muito fofo, de farinha e ovos, frito em azeite ou em banha de porco. S.-de-ouro, Bot: arbusto rubiáceo ornamental (Psychotria gardneriana). Sonhos de ouro: o mesmo que sonhos dourados. Sonhos dourados: esperanças de felicidade. Passar como um sonho: desvanecer-se depressa. Ser o sonho dourado: ser a mais doce ambição, a maior aspiração.

Para Sigmund Freud, no enredo onírico haveriam dois sentidos: há o sentido manifesto (a fachada) e o sentido latente (o significado), este último realmente importante. A fachada seria um despiste do superego, enquanto o sentido latente, por meio da interpretação simbólica, revelaria o desejo do sonhador por trás dos aparentes absurdos da narrativa.

Para Jung, baseando-se na observação de seus pacientes e em experiências próprias, tornou mais abrangente o papel dos sonhos, que não seriam apenas reveladores de desejos ocultos, mas sim, uma ferramenta da psique que busca o equilíbrio por meio da compensação.
 
Para o Islamismo, os sonhos bons são inspirados por Alah e podem trazer mensagens divinatórias, enquanto os pesadelos são considerados armadilhas de Satã.

Para o Espiritismo, os sonhos são recordações selecionadas do caminho o qual o espírito percorreu enquanto fora do corpo no momento do sono.

Para a Ordem Bellatori, os sonhos podem significar muito, menos uma banal coincidência.

Prontos para enfrentar a sombra, bravos BELLATORIS?

Nenhum comentário:

Postar um comentário